Arara azul é declarada extinta na natureza
Fonte: Alan S. Zamker (Jornalista)
Publicado em 14/11/2018 ás 19:44:46

A maioria das pessoas nunca teve o privilegio de ver uma arara azul de perto, o que é uma pena, pois a espécie é uma das aves mais bonitas do mundo.

A espécie só era encontrada no Brasil e é um dos maiores símbolos da fauna brasileira. A “ararinha azul” chegou a ser personagem principal dos filmes “Rio” e “Rio 2”, que mostra a aventura de uma arara doméstica que acaba se perdendo e encontra várias outras ararinhas azuis na floresta. A história é bonita, mas não tem conexão com a realidade a última vez que a arara azul foi vista na natureza foi no ano 2000.

O espécie foi declarada extinta o que significa que não pode mais ser encontrada no seu habitat natural, isto é, no seu meio de vida selvagem. A constatação é do estudo da Birdlife Intenaticonal entidade responsável pela classificação de aves na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Embora tenha sido dizimada da natureza há ainda 170 espécies espalhadas por criadouros pelo mundo, os dois principais estão na Bahia como mostra a reportagem do site “o tempo”.

A ave tinha por habitat a extensa faixa que vai das terras oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e todo Centro Oeste, passando pelo Tocantins e Minas Gerais até o litoral de toda região sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) chegando até a Bahia.

Os últimos biomas em que foram vistos exemplares na natureza são o Pantanal e na Mata Atlântica na Bahia.

Características:

Expectativa Vida: Podem viver até 70 anos.
Alimentação na natureza: comem sementes, frutos, nozes e matéria vegetal. Coquinhos são o alimento preferido.
Reprodução: botam 2 ovos
Tempo de incubação : 28 a 30 dias. Os olhos dos filhotes começam a se abrir com, aproximadamente, 2 semanas de vida. Saem do ninho aos 3 meses de idade.

Se vir algum exemplar de ararinha azul entre em contato conosco, tente registrar por filme e ligue para o IBAMA e órgãos de proteção aos animais. A natureza agradece.

Por Alan S. Zamker

NCZ: Notícia objetiva e sem manipulação.

Gostou da matéria?

Então curta nossas páginas nas redes sociais e no facebook, nós apoiamos as iniciativas verdes. clique e curta  https://www.facebook.com/institutozamker/

Apoie iniciativas verdes que preservam a natureza e a vida. Se você participa de algum projeto ou iniciativa sustentável escreva-nos, entre em contato pelo facebook e participe de grupos de proteção aos animais, iniciativas simples do seu dia a dia podem ajudar a preservar a vida.

Hoje nosso sistema registrou

270

Visitas
Se você é um de nossos fiéis ouvintes
Clique aqui para registrar sua visita.
© 2014 - Rádio Vida Nova FM - 87.9
Site Desenvolvido e Hospedado por: