Mostra do Programa A União Faz a Vida trouxe a Canarana os Caçadores de Bons Exemplos
Fonte: Jornal O Pioneiro
Publicado em 04/12/2018 ás 23:00:36

CANARANA – Os mineiros Eduardo e Iara Xavier venderam e doaram tudo o que tinham, ficaram apenas com o que podiam colocar no carro e saíram pelo Brasil para caçar bons exemplos. Ficaram conhecidos como Caçadores de Bons Exemplos e já rodaram mais de 500 mil km e catalogaram mais de 1600 bons exemplos por todos os estados brasileiros.

Na noite de segunda-feira, 26, eles estiveram aqui, em Canarana, onde participaram da solenidade de abertura da V Mostra de Projetos da União Faz A Vida. Nesta terça-feira, acontece na Escola Estadual Norberto Schwantes a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas escolas durante o ano.

A União Faz A Vida é a principal iniciativa de responsabilidade do Sicredi, construindo e vivenciando atitudes e valores de cooperação e cidadania com a prática de educação cooperativa. Aqui no município tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação, escolas, apoiadores e comunidade. A iniciativa está em 274 municípios brasileiros, atendendo 219.886 crianças e adolescentes. Em Canarana iniciou em 2013 e está em 15 escolas, envolvendo 150 educadores e 3.432 crianças e adolescentes.

Mas voltando à solenidade de abertura, antes da palestra de Eduardo e Iara, aconteceram apresentações artísticas e fala das autoridades. O presidente do Sicredi Araxingu, Eldo Renck, falou do engajamento de toda comunidade nesta iniciativa. “Quantos mais pessoas da comunidade nós tivermos engajadas em prol de construir um futuro melhor para nossos jovens e crianças, com certeza melhores serão os frutos que colheremos no futuro”.

O secretário municipal de Educação, Eduardo Ferreira, disse que “uma sociedade que não valoriza a educação e que não tem cultura é uma sociedade frágil e que não consegue crescer de forma consolidada”. O prefeito Fábio Faria falou que “não queremos entregar alunos que apenas passem de ano, mas cidadãos preparados para a vida, que poderão ser empresários, vereadores, prefeito”.

No momento mais esperado da noite, Eduardo e Iara contaram um pouco da caçada que eles fazem de bons exemplos. Disseram que sentiram que precisavam fazer algo, pois viviam somente para eles. Sabiam que existiam mais bons do que maus exemplos no mundo, mas precisavam ser mostrados. E foram atrás de pessoas comuns, que não transformam o mundo como fez Jesus Cristo, mas transformam pessoas em suas comunidades.

O casal contou que a educação é feita em aldeia, ou seja, a comunidade é responsável pela educação. “E porque maior exemplo do que o Programa A União Faz A Vida? É a aldeia que trabalha em prol da educação das crianças dentro dessa comunidade… Fazer sentido na vida de outras pessoas é o que faz sentido na nossa vida”, falou Iara.

As escolas participantes e os apoiadores ganharam o livro Caçadores de Bons Exemplos escrito pelo casal que narra as experiências. “Se o maior tesouro que o ser humano tem é a informação e se vocês estão divulgando tantas informações sobre o bem, então vocês estão distribuindo tesouros”, disse um garoto de 14 anos na Floresta Amazônica, uma das histórias que está no livro.

Hoje nosso sistema registrou

181

Visitas
Se você é um de nossos fiéis ouvintes
Clique aqui para registrar sua visita.
© 2014 - Rádio Vida Nova FM - 87.9
Site Desenvolvido e Hospedado por: