AO VIVO
7:44 / 13/12/2017
Dirceu Luiz Egewarth (Alemão)
MÚSICA E INFORMAÇÃO
Famato apoia Censo Agropecuário 2017 do IBGE
Fonte: Ascom Famato
Publicado em 23/05/2017 ás 16:52:01

 

 

 

 

 

 

 

A partir do dia 1º de outubro de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai iniciar as operações do seu 10º Censo Agropecuário. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) apoia a iniciativa e orienta os produtores e sindicatos rurais do estado a colaborarem com as informações que irão auxiliar o instituto a traçar o perfil do agro brasileiro.

O presidente do Instituto, Paulo Rabello Castro, fez o lançamento na manhã desta terça-feira (23/05) na sede da Aprosoja Mato Grosso. “Escolhemos Mato Grosso para fazer o lançamento justamente pela representatividade do estado na agropecuária brasileira e mundial”, informou Castro.

Ao longo de cinco meses, serão visitados 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Os recenseadores vão levantar informações sobre a área, a produção, os trabalhadores, o emprego de irrigação, o uso de defensivos, entre outros temas. Castro reforça que todos os estabelecimentos agropecuários do país serão visitados. “Essa é uma característica inerente ao censo. Não vamos deixar ninguém de fora, desde os trabalhadores da agricultura familiar até o grande produtor”.

Entre as novidades do Censo Agro 2017 está a simplificação do questionário. “O objetivo foi dar mais agilidade à coleta de dados, permitindo que, em média, três estabelecimentos agropecuários sejam visitados pelos recenseadores a cada dia ”, disse o presidente.

“O Censo é o retrato da agropecuária brasileira. Para nós, como entidade de classe, é muito importante saber como está o setor produtivo rural. Os produtores devem colaborar com as informações que, posteriormente, servirão de subsídios para auxiliar o governo nas tomadas de decisões e nas políticas públicas para o setor”, afirma o analista de Pecuária da Famato, Marcos Carvalho.

O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. O que permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar, entre outras informações, dados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo.

Os primeiros resultados do censo começarão a ser divulgados pelo IBGE em junho de 2018. Os dados serão divulgados de uma forma geral, englobando o setor produtivo e respeitando as informações particulares de cada propriedade. Essas informações individuais das propriedades não serão divulgadas.

Hoje nosso sistema registrou

1068

Visitas
Se você é um de nossos fiéis ouvintes
Clique aqui para registrar sua visita.
© 2014 - Rádio Vida Nova FM - 87.9
Site Desenvolvido e Hospedado por: