AO VIVO
23:54 / 17/10/2017
SONGS BY NIGHT
Songs By Night
Protestos Indígenas continuam e o clima começa a ficar mais tenso
Fonte: Jornal o Pioneiro e Rádio Vida Nova
Publicado em 18/09/2017 ás 09:54:32

 

 

 

 

 

 

Canarana é considerada a cidade Portal do Xingu e ganha muito com esse título, não só por conta dos indígenas do Xingu, mas também Xavante. Os indígenas participam ativamente da sociedade, principalmente na economia e no esporte. A relação é boa, mas não deixa de haver rusgas históricas e falta de entendimento sobre as diferenças culturais.

Na manhã desta quinta-feira(14), várias etnias indígenas se reuniram novamente na DSEI Xingu (Distrito de Saúde Especial Indígena), para manifestarem mais uma vez a sua indignação com relação a exoneração da Alessandra Santos de Abreu, do cargo de coordenadora do DSEI Xingu.

Logo após a reunião, os indígenas decidiram fazer um passeata pelas principais avenidas da cidade, culminando na Câmara municipal onde foram recebidos pelo presidente da Câmara Vereador Sony e demais vereadores. 

Todos os parlamentares ali presentes, ouviram atentamente a fala dos caciques e lideranças. Isso demonstrou respeito. Mesmo não cabendo ao vereador a decisão de quem fica e de quem sai no DSEI, é preciso ouvir e fazer o que está ao nosso alcance, disse o Vereador Rafael Govari.

 

 

 

 

Conforme os indígenas, em resumo, eles não irão permitir que a coordenadora nomeada faça seu trabalho e que o movimento não termina até que ela saia do posto. O recado é que o movimento irá endurecer, podendo partir pra violência. Os indígenas se sentem indignados no que chamam de desrespeito por indicação política sem consulta aos povos do Xingu.

Além da principal reivindicação, o momento também serviu para os xinguanos exporem outras situações, do passado e do presente, ficando muito bem claro que há ainda muitas questões mal resolvidas dentro dessa relação histórica entre eles e os ‘brancos’, que vai desde a ocupação e uso da terra, até a relação política ou mesmo social do dia-a-dia.

No período da tarde, a Câmara Municipal fêz um documento que foi assinado pelos vereadores e enviado ao Ministério da Saúde pedindo que o anseio dos indígenas seja aceito. Anteriormente, um pedido foi enviado para a coordenadora nomeada pedindo a sua exoneração, o que não aconteceu até esta data.

 

 

 

 

 

 

(Baseado no texto escrito por Rafael Govari)

Hoje nosso sistema registrou

3768

Visitas
Se você é um de nossos fiéis ouvintes
Clique aqui para registrar sua visita.
© 2014 - Rádio Vida Nova FM - 87.9
Site Desenvolvido e Hospedado por: