Canarana continua com a problemática dos terrenos baldios sujos
Fonte: Jornal o Pioneiro
Publicado em 30/04/2018 ás 16:25:09

 

 

 

 

CANARANA – Nas últimas sessões da Câmara Municipal de Canarana, tem sido forte a cobrança por parte dos vereadores com relação à histórica grande quantidade de terrenos baldios sujos na cidade de Canarana. Isso deixa a cidade suja, feia, facilita a proliferação de doenças como a dengue, é local de criadouro de animais peçonhentos e ainda pode servir de esconderijo para bandidos, além do risco de incêndios na seca e de desvalorizar os imóveis ao derredor.

Já existem leis aprovadas há vários anos pelas legislaturas anteriores que preveem multas para quem não limpa. Mas não há clareza se até o momento essas leis estão sendo aplicadas. Além disso, existem leis que preveem que se mesmo com notificação e multa o proprietário não limpar e deixar os valores correrem em dívida ativa, que a Prefeitura Municipal faça a limpeza e jogue o valor na dívida ativa.

A limpeza dos terrenos é de responsabilidade dos proprietários, mas também é responsabilidade do Poder Público Municipal aplicar a lei. Sem a aplicação da lei, muitos acabam não cumprindo com seus deveres, permanecendo com os imóveis apenas para especulação e, às vezes, nem morando aqui na cidade estão, o que acaba prejudicando toda a população.

Para os casos onde nem com notificação ou multa o proprietário resolver o problema, os vereadores já se propuseram a estudar uma lei para desapropriar o lote abandonado. Também foi pedido em requerimento para a Prefeitura Municipal, um relatório das notificações e multas aplicadas até o momento, para verificar se a lei está sendo cumprida.

Nas fotos tiradas pela reportagem do J. O Pioneiro, mostramos a diferença entre terrenos limpos e terrenos sujos em vários bairros da cidade, mostrando que há donos caprichosos e outros desleixados. Aqueles que limpam não pode ser punidos pelo descaso de seus vizinhos, mas tem que ser o contrário. Porém, isso só será possível com fiscalização.

 

 

 

 

 

Em cidades como Água Boa, conforme reportagem publicada pelo J. O Pioneiro no final do ano de 2016, quando entrevistamos o responsável pelo setor de limpeza e fiscalização da cidade vizinha, o problema lá era bem pior que aqui, mas foi solucionado com uma campanha de limpeza e conscientização, seguido por fiscalização e multa.

Os vereadores de Canarana que se pronunciaram se prontificaram em apoiar o Executivo Municipal na aplicação das leis para que Canarana se torne uma cidade sem terrenos baldios sujos.

Hoje nosso sistema registrou

164

Visitas
Se você é um de nossos fiéis ouvintes
Clique aqui para registrar sua visita.
© 2014 - Rádio Vida Nova FM - 87.9
Site Desenvolvido e Hospedado por: