Nascente jorra água dentro de loteamento na cidade
Fonte: Jornal o Pioneiro
Publicado em 21/05/2018 ás 17:32:53

 

 

 

 

CANARANA – Seu Jacó Ferreira mostrou para a reportagem do J. O Pioneiro, uma vertente que jorra água dentro de um lote que fica no bairro Morada do Sol. O lote fica na última quadra do bairro, abaixo da Av. Tocantins.

Seu Jacó também tem um lote nessa mesma quadra, um pouco mais abaixo, o qual ele inclusive mantém sempre limpo. Porém, a vertente, que fica um pouco mais acima, junto com a erosão provocada pelas águas das chuvas, formou uma grande valeta entre a rua e a quadra, o que impossibilita o acesso aos terrenos.

Conforme Ferreira, essa vertente servia antigamente como fonte para molhar uma horta que estava instalada mais abaixo. Com a valeta aberta, é possível ver os antigos encanamentos. Com o loteamento, o local acabou sendo aterrado. Porém, pela sua força, jorrando água inclusive na época da seca, ela acaba formando as valetas. O terreno de onde a água sai está praticamente condenado.

Para seu Jacó, o correto seria desapropriar os terrenos ao lado e recuperar a nascente. O município de Canarana tem mais de 3.200 nascentes das bacias dos rios Xingu e Araguaia, sendo reconhecido com um dos que mais possui nascentes no Brasil. Dentro da cidade, não é diferente, algumas nascentes acabaram sendo assoreadas, porém, nos últimos anos, estão sendo recuperadas, como aquela que fica abaixo do Auto Posto Chimarrão.

Hoje nosso sistema registrou

169

Visitas
Se você é um de nossos fiéis ouvintes
Clique aqui para registrar sua visita.
© 2014 - Rádio Vida Nova FM - 87.9
Site Desenvolvido e Hospedado por: