BOA NOITE! - Hora Certa 01:00 - em CANARANA - MT

Hoje - 19 de Março de 2024


Locutor
Musical Segunda a Sábado
AUTOMÁTICO
PEÇA SUA MÚSICA

Ou participe pelas principais redes sociais.

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Whatsapp
  • Instagram
Loading...


Piracema em MT começou na última sexta-feira

São quatro meses em que fica proibida a pesca tanto amadora como profissional nos rios do estado

Fonte: Vinícius Antônio/Sapicuá News | 04/10/2021 as 08:35

Foto: Re´rodução/Internet


Começou na última sexta-feira a Piracema em Mato Grosso.

São quatro meses em que fica proibida a pesca tanto amadora como profissional nos rios do estado.

O objetivo é garantir a proteção do período reprodutivo dos peixes das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia – Tocantins que banham Mato Grosso.

Neste período, vai ser realizada a Operação Sinergia, para flagrar infrações, retirada de cevas e redes dos rios, e aplicação de multas.

A Piracema é a migração dos peixes rio acima para a reprodução. Neste período é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Para os ribeirinhos é permitida a cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie.

A pesca é permitida em rios de divisa, aqueles que uma margem do rio está em Mato Grosso e a outra num estado vizinho. Nestes rios, a proibição começa em novembro.

Pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais têm até esta segunda-feira para realizar a declaração dos estoques de peixes de rio que vão ser armazenados e comercializados durante o período de defeso da piracema.

A pesca predatória e outros crimes ambientais devem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema, no 0800-065-3838, no site da Sema, por meio de formulário, nas unidades regionais do órgão ambiental ou ainda pelo aplicativo MT Cidadão.

MAIS NOTÍCIAS

Total de acessos hoje 19/03/2024


( 4 )

© 2024 - Vida Nova FM 87.9 |
CANARANA - MT | Todos Direitos Reservados