APROSOJA e Deputado Dr. Eugênio promovem encontro com lideranças sindicais para debater demandas do Araguaia
Fonte: Rádio Vida Nova FM
Publicado em 21/12/2018 ás 17:56:19

 

 

 

 

 

A APROSOJA (Associação dos Produtores de Soja e Milho MT), através do seu 1º vice Presidente Leste Oldair Sangaletti, juntamente com o deputado eleito Dr. Eugênio, promoveram um encontro com as lideranças dos sindicatos Rurais da região do Araguaia, na noite desta última quinta-feira (20), nas dependências do Sindicato Rural de Água Boa, com o intuito de debater as demandas e os gargalos da região. Oldair Sangaletti deu início aos trabalhos agradecendo a presença de todos e destacou que a reunião marca o início de uma nova etapa de gestão que, através do Deputado Dr. Eugênio, ficará mais acessível para atender as demandas do agronegócio. Endrigo Dalcin (presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina) fez uso da palavra e apresentou um Slide com os números reais da situação do agronegócio da região. “Vários pontos foram abordados descrevendo a situação do estado de Mato Grosso, qual é o anseio dos líderes e produtores da região Araguaia e a possibilidade da execução das principais obras tão esperadas por todos. Precisamos conquistar estes avanços e, ainda mais agora com um deputado da nossa região, que estará trabalhando por nós, poderemos ver uma luz no fim do túnel. Não suportamos mais a taxação do agronegócio, o alto custo de logística está fazendo o nosso produto custar em torno de 150,00 dólares por tonelada para colocá-lo lá na China, enquanto que os nossos principais competidores como: Argentina (68,00 dólares) e Estados Unidos também 68 dólares conseguem fornecer o produto a um custo mais baixo, devido a sua estrutura logística ferroviária e fluvial, fica quase impossível competir. Nós temos rios e topografia favorável para ter tudo isso, só falta investimento”, disse Endrigo Dalcin. Ainda, com relação a alta carga tributária, Endrigo disse que conseguiu convencer o novo governador do estado Mauro Mendes, a diminuir a taxação sobre o diesel pois, o que vem ocorrendo é que, o caminhoneiro entra no estado, faz o seu frete e abastece só o necessário até conseguir retornar, pois, se depara com um preço absurdo do diesel tornando quase inviável o frete, sem contar as eventuais multas. Segundo ele, o governador Mauro Mendes entendeu que: diminuindo o ICMS sobre o diesel, aumentam as vendas e consequentemente a arrecadação.

A reportagem da Vida Nova FM também conversou com o deputado Dr. Eugênio que destacou a importância deste primeiro contato com o setor produtivo do agronegócio que, segundo ele, foi uma inciativa pessoal a convocação desta reunião com as lideranças para buscar informações e procurar entender todo esse processo tributário que o produtor rural vem sofrendo. Dr. Eugênio disse ainda que durante todo o seu mandato estará trabalhando focado para as necessidades do vale do Araguaia, buscando recursos, embora escassos, mas que não faltará empenho e dedicação para atender as reivindicações.

Estiveram presentes também o Ex-prefeito de Querência Gilmar Wentz (delegado da APROSOJA do seu município) juntamente com as lideranças do sindicato Rural, o predidente do Sindicato rural de Canarana Alex Wisch, a presidente do sindicato Rural de Gaúcha do Norte Neusa Wessner e lideranças de Água Boa.

(Dirceu Luiz)  

 

Hoje nosso sistema registrou

2541

Visitas
Se você é um de nossos fiéis ouvintes
Clique aqui para registrar sua visita.
© 2014 - Rádio Vida Nova FM - 87.9
Site Desenvolvido e Hospedado por: