BOA TARDE! - Hora Certa 14:35 - em CANARANA - MT

Hoje - 09 de Agosto de 2020


Locutor
Musical Domingo à tarde
Automático
PEÇA SUA MÚSICA

Ou participe pelas principais redes sociais.

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Whatsapp
  • Instagram
Loading...


Sessão solene em homenagem aos 30 anos da APAE e Sicredi de Canarana

Fonte: Redação | 10/12/2019 as 08:57

Na última quinta-feira (04), foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores em homenagem aos 30 anos da Cooperativa Sicredi e também da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Canarana.

A sessão solene foi uma iniciativa dos vereadores Rafael Govari e Ederson Porsch. A solenidade teve início às 19h45, logo após o presidente da casa, Gilmar Miranda deu as boas-vindas a todos os presentes.

Sicredi

Os primeiros passos da Cooperativa Sicredi foram dados há 30 anos, por 41 produtores rurais de Canarana. Muitos desses produtores rurais estão aqui hoje. No dia 11 de março de 1989, às 10h da manhã, debaixo do “Chapéu de Palha” da AFUCOCA, vocês, seja por desejo ou necessidade, se uniram para formar uma cooperativa de crédito rural, na época chamada CrediVale e depois CrediCanarana.

O primeiro presidente eleito foi o senhor Selvino Faccio. Os primeiros conselheiros, entre administrativos e fiscais, foram Saul Girelli, Antonio Ten Caten, Helio Kehl, Ismar Grubert, Elio Mews, Gentil Ceretta, Elidio Corbari, Darci Romio e Olenir Bernardi.

Com o tempo a cooperativa se expandiu. Cresceu. De Canarana para outros municípios. Em 1992 abriu o Posto de Atendimento em Querência. O primeiro Posto Cooperativo fora da cidade sede do Estado de Mato Grosso.

Em 1997, uma nova conquista: A aquisição da Sede Própria.

Em janeiro de 1998 os associados aprovaram a participação societária no Banco Cooperativo Sicredi e adesão ao sistema Sicredi, hoje nacionalmente difundido.

Em 2001, mudou de nome, em homenagem a toda sua área de atuação, passando a se chamar Sicredi Alto Xingu.

Mais adiante em julho de 2005, veio a Livre Admissão. Foi a primeira cooperativa de crédito do Centro-Oeste brasileiro e a segunda no Brasil a abrir as portas para pessoas das mais múltiplas profissões.

Em novembro de 2013 uniu forças com a então Sicredi Araguaia e juntas, formaram a Sicredi como conhecemos hoje: Sicredi Araxingu.

Hoje a cooperativa tem 33 mil associados, 1,7 bilhão de recursos administrados e 1 Bilhão e meio de Carteira de Crédito em 15 municípios.

APAE

Durante o ano de 1989 a APAE de Canarana funcionou como uma sala de extensão de classe especial da Escola Estadual 31 de Março. Com a crescente procura da população por esta sala especial surgiu à aspiração em fundar um Centro de Educação Especializado, a APAE, um local onde as pessoas com deficiência realmente recebessem o atendimento diferenciado de que necessitavam com atendimento clínico, pedagógico e de ensino profissionalizante, visando à independência pessoal do excepcional, seu desenvolvimento e interação social.

Assim, em 29 de novembro de 1989, por um grupo de pessoas da comunidade com o apoio da Prefeitura Municipal, nas dependências da Biblioteca Municipal, às 20:00 horas, em Assembleia fundou-se a APAE de Canarana com o objetivo de prestar atendimento a todas as pessoas com necessidades educacionais especiais e não somente aquelas em idade escolar.

Nestes 30 anos de funcionamento, prova seu grande valor para a comunidade, através dos trabalhos que desenvolve.

Seus mais de 120 alunos, desenvolvem suas habilidades e melhoram suas capacidades nas diversas oficinas ofertadas:

Estimulação Precoce;

Auto Estimulação Precoce e Continuada;

Pedagógica e Profissionalizante;

Fisioterapia;

Hidroterapia;

Equoterapia;

Educação Física;

Artesanato.

A missão da APAE é promover e articular ações de direito, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família direcionado à melhoria de qualidade de vida das pessoas com necessidades Educativas Especiais, na construção de uma sociedade justa e solidária, que respeite as diferenças e limitações de cada ser humano.

Os alunos da APAE precisam exatamente das mesmas coisas que qualquer um de nós: dignidade, respeito, liberdade, educação, saúde, lazer, assistência social, trabalho e amparo. Direitos fundamentais e inalienáveis de todos os seres humanos.

MAIS NOTÍCIAS

Total de acessos hoje 09/08/2020


( 247 )

© 2020 - Vida Nova FM 87.9 |
CANARANA - MT | Todos Direitos Reservados