BOM DIA! - Hora Certa 09:37 - em CANARANA - MT

Hoje - 16 de Setembro de 2019


Locutor
SHOW DA MANHÃ
JOSUÉ MARTINS
PEÇA SUA MÚSICA

Ou participe pelas principais redes sociais.

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Whatsapp
  • Instagram
Loading...


Vereadores querem que prefeito de Canarana explique déficit de R$ 5,8 milhões

Fonte: Kayc Alves/Da Redação | 11/06/2019 as 18:29

A Câmara de Vereadores de Canarana está requerendo ao prefeito Fabio Faria (PSDB), explicações sobre um déficit de 5,8 milhões de reais, apresentado na prestação de contas da prefeitura. Alguns parlamentares reclamam de falta de compromisso com o dinheiro público e gastos desnecessários. Segundo o prefeito, a situação financeira do município está em dias e o apontamento do déficit pelo Legislativo é questão política.

A dívida foi apontada durante audiência pública de prestação de contas da prefeitura, no dia 29 de maio. Diante do exposto, o presidente da Câmara, Gilmar Miranda de Almeida (PMB), propôs o requerimento, que foi aprovado pelos demais vereadores.

O documento deve conceder, na próxima sessão legislativa, oportunidade ao prefeito Fabio, para que ele esclareça a origem da dívida. Os vereadores também querem ouvir as medidas que a prefeitura deve tomar para saldar o déficit.

O Semana7 não conseguiu contato com o presidente Gilmar, mas falou por telefone com o vereador Claudir Sonemann Feijó (MDB). Ele, que faz oposição ao governo, diz que o município faz gastos desnecessários, frente a prioridades maiores.

“O município tem muita produção e arrecadação, mas o dinheiro é mal aplicado”, afirma. Parlamentar e produtor rural, Claudir revela que a cidade não tem possibilitado condições para o escoamento da produção agropecuária.

“Em alguns casos, os próprios agricultores fizeram as manutenções nas estradas. A prefeitura diz que não tem combustível para o maquinário executar.”

Outra questão apontada por vereadores é o gasto em 70 mil reais na contratação de um show da dupla gospel André e Felipe, marcado para agosto, quando ocorre a comemoração do Dia dos Evangélicos. Segundo parlamentares, na evidência de um déficit financeiro, o município deveria ter outras prioridades.

Já o prefeito Fabio rebate que o município viva uma crise financeira. Segundo ele, o déficit identificado nas contas é proveniente de parcelamentos de compras para o município. Ele cita que Canarana tem uma arrecadação de 7 milhões de reais por mês e parcela empenhos como obras, compra de maquinários e de medicamentos.

“Os pagamentos com os fornecedores estão todos em dias, inclusive a Previdência também está em dias. Estamos até com parcelamentos de dívidas de administrações passadas”, afirma. “Eu vou fazer uma compra para o hospital e gasto 500 mil. Vou pagar 150 mil por mês. É compromisso meu. Eu tive as minhas contas aprovadas no Tribunal de Contas.”

Para o gestor, a preocupação com o déficit é política por parte de opositores. “É mais uma questão política do que propriamente administrativa.”

MAIS NOTÍCIAS

Total de acessos hoje 16/09/2019


( 891 )

© 2019 - Vida Nova FM 87.9 |
CANARANA - MT | Todos Direitos Reservados